Profissionalização na criação de equinos

Muito se fala que Equinocultura brasileira tem papel importante no PIB, gera muito emprego, tem participação importante no agronegócio e etc. Estudos relatam que este mercado movimenta algo em torno de R$8,5 bilhões por ano para a economia do país. Dentro deste cenário, o Mangalarga Marchador, nos últimos anos, vem se destacando devido ao crescimento da raça e por diversas ações realizadas pela ABCCMM.

No entanto, ainda existe o paradigma de que “criar cavalo não da dinheiro”. Pois bem, parecer ser algo muito controverso. Como uma atividade pode gerar tanto dinheiro e não gerar lucro pra quem cria? Como se manter num negócio sem ganhar dinheiro com ele? Será que criar cavalo é só para quem está disposto a gastar? Ou pode ser uma atividade lucrativa em que pessoas investem o dinheiro e conseguem ter retorno sobre seus investimentos? Mesmo que o foco não seja financeiro, você prefere ter um hobbie caro ou barato?

Diante das transformações que vêm vivendo a economia e a criação de cavalos no Brasil, medidas estruturais devem ser tomadas para se buscar ou aumentar a lucratividade e rentabilidade da criação de equinos. Muito se vê em outras áreas da pecuária brasileira, propriedades que funcionam como legítimas empresas, geridas por profissionais com foco em resultados, tornando o projeto algo sustentável.

Acredito que na Equinocultura isso será uma tendência. Sendo assim, criadores devem estar atentos a essas mudanças e pensar na atividade como algo mais profissional. Nesta edição, falaremos de alguns pontos importantes dentro da criação de equinos, e nas próximas edições abordaremos cada um deles de forma mais detalhada.

Levantamento do plantel
Nessa etapa, temos que analisar e classificar todos os animais do plantel de acordo com as categorias. Feito esse levantamento, o criador passa a ter uma ideia do que possui de patrimônio, e uma possível fonte geradora de receita, além de já começar a definir o que deve ser mantido no projeto e o que deve ser descartado de acordo com o objetivo proposto.

Planejamento de infraestrutura
É muito importante saber o que a propriedade oferece de infraestrutura para buscar coerência entre o projeto e o objetivo. Essa infraestrutura vai desde benfeitorias, baias, piquetes, área útil de pastagem, tipo de pastagem, área da lavoura, etc. Isso vai definir o tamanho do projeto, a necessidade de investimento e assim por diante. Por exemplo: a fazenda precisa suplementar as matrizes na época da seca, então será necessário que a fazenda tenha área disponível para cultura, como capineira, silagem ou cana-de-açúcar. O tamanho da área e a disponibilidade em caixa podem ser fundamentais para a escolha do volumoso a ser cultivado.

Definição dos objetivos
O primeiro passo a ser dado pelo criador, tanto os que já estão na atividade e os que estão começando, é definir de forma clara quais os objetivos a serem alcançados no criatório. Isso será fundamental para que decisões futuras sejam coerentes e consistentes com o rumo que se quer dar ao negócio.
Os objetivos podem ser variados desde obtenção de lucro, prestigio social, fazer animais campeões, ganhar uma nacional e assim por diante.
Com estas definições, os próximos passos são buscar informações sobre o ambiente externo e interno da empresa e traçar as metas e as estratégias em casa uma das áreas envolvidas na atividade.

Planejamento nutricional
No planejamento nutricional é importante considerar a exigência nutricional dos animais ao longo do ano. Essa exigência varia em função da idade, sexo, estagio fisiológico, e se o animal está sendo utilizado em alguma atividade esportiva. Analisando a exigência nutricional a quantidade e a qualidade da forragem ao longo do ano define-se qual a demanda de forragem e a necessidade de suplementação concentrada para atender aos objetivos de desempenho dos animais.
Dentro do planejamento nutricional, temos o planejamento forrageiro que consiste em proporcionar quantidade adequada de forragem à demanda dos animais no sistema durante um ano, seja por pastagens, ou por suplementação de volumoso no cocho, como capineiras, cana-de-açúcar e silagens.
Neste planejamento é necessário conhecer as características da propriedade como: topografia, tipos de solo, espécies forrageiras, recursos hídricos, tamanho da área e etc. E as particularidades da região onde se encontra a propriedade tais como indicies pluviométricos, temperaturas e outros.

Planejamento reprodutivo e de seleção
O planejamento reprodutivo é um dos pontos mais importantes de um haras, pois esta diretamente relacionado à melhoria do plantel e à produção de animais, embriões, óvulos e semên destinados a venda.
O planejamento reprodutivo visa:
• Produzir animais de alto valor genético;
• Elevar os índices de eficiência reprodutiva (Exemplos: elevar o número de nascimentos; potros desmamados, aumentar o numero de lavados briões confirmados sobre o número de lavados uterinos realizados);
• Programar quais os animais que serão utilizados na estação de monta, direcionar os cruzamentos;
• Dimensionar necessidade de receptoras na estação de monta;
• Reduzir custos totais;

Planejamento de marketing e comercialização
A comercialização é um dos pontos principais a serem tratados quando se tem uma empresa e o produto precisa ser colocado no mercado. Num projeto de criação de quinos, não diferente. Para isso, as estratégias de comercialização e marketing devem ser bem estruturadas, com o intuito de se obter valor agregado ao produto e gerar satisfação para o cliente. Sabemos que nesse mercado onde a oferta tem sido cada vez maior, é importante buscar uma diferenciação e esse planejamento será muito importante para se alcançar bons resultados.

Planejamento da equipe de trabalho
Parte fundamental de todo o sistema, os funcionários devem ser escolhidos e formados para as determinadas funções do projeto. O perfil do funcionário que estamos procurando vai ser definido pela função que vai exercer de acordo com a demanda desse empreendimento. Por exemplo: o criador tem como objetivo levar os animais para as exposições e contrata um funcionário que não gosta de ficar fora de casa e não gosta de pressão por resultados. Então, essa contratação não foi bem direcionada.
Nesse planejamento tem que ser feito o dimensionamento da equipe de trabalho, e a definição das funções de cada um dentro do processo.

Planejamento Sanitário
Permite o criador reduzir os riscos de enfermidades, diminuir a prevalência de doenças na propriedade e evitar que a mortalidade afete o plantel. Deve sempre atuar na prevenção, evitando que doenças acometam os animais e os custos com medicamentos sejam reduzidos. São passos importantes dentro do planejamento sanitário:
• Montar um calendário sanitário (vacinas)
• Programar operações sanitárias de manejo (Ex: carrapaticida, vermifurgação)
• Avaliar índices encontrados (mortalidade, prevalência de doenças, causas da morte, etc.)
“Ainda existe o paradigma de que ‘criar cavalo não da dinheiro’. Mas como uma atividade pode gerar tanto dinheiro e não gerar lucro para quem cria? Será que criar cavalo é só para quem está disposto a gastar ou pode ser uma atividade lucrativa em que pessoas investem o dinheiro e conseguem ter retorno sobre seus investimentos? Mesmo que o foco não seja financeiro, você prefere ter um hobbie caro ou barato?

Planejamento e financeiro e econômico
Planejar as finanças da empresa é criar uma estratégia econômica para que se atinjam os objetivos de maneira mais estruturada e precisa possível. Realizando este processo, a empresa estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados, dando sustentabilidade aos empreendimentos. Nesse, planejamento, o orçamento, fluxo de caixa e Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) são ferramentas que auxiliam muito nas tomadas de decisões e permitem verificar a saudade da empresa.

Criação de índices técnicos
Depois de traçado o planejamento em todas as áreas, é necessário a criação e o acompanhamento de índices técnicos. Esses números permitem medir a eficiência de todos os setores e responsáveis, além de permitir comparar com outros haras. Assim, o que antes era “achismo” passa a ser fundamentado, e isso orienta na correção de possíveis falhas e direciona nas tomadas de decisões no sistema.

Sabendo o objetivo e as metas, o criador saberá onde quer chegar, planejando a estratégia ele saberá o caminho a ser percorrido. Para isso, ele deve conhecer as ferramentas que poderá utilizar no meio do percurso e de tempo em tempo checar como esta sua caminhada. Contar com pessoas capacitadas e treinadas para a empreitada é um passo fundamental para o sucesso.

Por: Breno Corrêa e Castro (Médico Veterinário, árbitro da ABCCMM, gerente Comercial do Feno Santa Helena, coordenador do curso de Gestão na Equinocultura (Rehagro)).